08/03/2014

Como tornar o exercício físico num hábito?

A última vez que fui ao ginásio foi em Dezembro. Desde aí, cancelei a inscrição e tenho-me perguntado como recuperar a motivação. A propósito disso encontrei este artigo que nos dá umas luzes nessa matéria.

Greg Justice cita um estudo para dizer que ganhar um novo hábito leva entre 18 e 254 dias. Por isso, o melhor é "ajudar" o nosso corpo a lembrar-se que gosta de fazer exercício. Algumas dicas:

- Cria uma rotina: de preferência matinal, porque há menos hipóteses de a agenda do dia se embrulhar e obrigar a cancelar a ida ao ginásio ou a corrida. Sempre à mesma hora, já que o segredo está na consistência;

- Varia o exercício: lá porque calças os ténis sempre à mesma hora, não tens de fazer sempre a mesma coisa. Aliás: convém variar para não te aborreceres antes do exercício se tornar um hábito;

- Dá-te o direito a uma recompensa: no fim do treino, faz qualquer coisa que te saiba bem e faça feliz. Mas nada que envolva calorias, por favor! Arruinar o trabalho todo com um bolo não é boa opção.



Sem comentários: