14/04/2013

Como comer?

Começo com um disclaimer: se querem mesmo comer bem e com um plano rigoroso, o melhor mesmo é consultar um nutricionista. Nem sempre o que funciona com uma pessoa, funciona com outra! Deixo-vos aqui o que faço, mais como inspiração para a mudança do que como exemplo.

Eu passei por tudo:
- uma empregada que achava que tínhamos de comer sobremesa todos os dias (e quando avisada passou a fazer salada de fruta. o conceito de uma-peça-de-fruta perdeu-se algures);
- uma avó (amorosa!) que defende que "jantar" e "prato-a-abarrotar" são sinónimos;
- viver sozinha e optar por comida congelada, fast food ou cozinha dos amigos,...

E aprender a cozinhar? Só quando deixei de ter alternativa porque estava em Erasmus (e vim de lá feito um pequeno pote).

Por isso, sei que alterar os hábitos alimentares não é fácil e dá trabalho. Mas é possível, sobretudo se se começar com pequenos passos. Aqui ficam os meus primeiros pequenos passos:

- Uma boa escolha de cada vez (é o meu motto, como tenho o "a dor é sexy" para correr): todos os momentos do dia em que comemos alguma coisa são uma boa altura para escolher bem;

- Supermercado: se só comprar saudável, só vou comer saudável (pelo menos em casa, o que é um bom princípio);

- Óleos e natas banidos em casa: nunca faço fritos e, em vez de natas, uso vinho branco;

- Água sempre: (a Lalu é fã deste ponto) quando nos perguntam "que bebida quer?", queremos água, porque não tem calorias, porque hidrata, porque só faz bem. E é mais barato que o sumo de laranja natural (o que bebo quando me apetece um sumo).

- Nada de snacks depois de jantar;

- Substituir doce por doce: quando apetece assim uma coisa mas não se sabe bem o quê? Fruta! Uva, banana, maçã, laranja... em vez de chocolate, bolos, gelados, etc. Comigo também resulta substituir doce por exercício (sobretudo se for prazeiroso);

- Direito à dose de pecado: para mim é chocolate e batatas fritas do Macdonald's - tenho a maior dificuldade em resistir a isto. Há quem defenda "um dia em que se come tudo o que apetece e outros seis em que se porta bem". Eu sou mais a favor de comer menos, mas mais vezes. Há semanas em que passo os dias todos bem sem isto, há outras em que parece que preciso de um quadradinho de chocolate todos os dias (desde que não seja tablete toda...).


Sem comentários: