09/10/2013

Da superação e da amizade

Não escrevia há um tempo, porque não sabia muito bem o que dizer. Podia falar-vos de como me rendi às aulas de stretch e pilates. Ou de como estou, há quase uma semana, afónica e afogada em comprimidos e antibiótico. Ou de como ando a rever os meus hábitos alimentares, porque devem estar relacionados com estas minhas sucessivas recaídas em gripes e afins.

Mas não é sobre nada disto que vos quero falar.

Quero falar-vos de superação. Quero falar-vos da vida nos surpreender de uma maneira pouco agradável e termos a capacidade de abraçar o desafio e, por cada dia que passa, sabermos que é um dia mais perto da recuperação total.

Quero falar-vos da Bárbara que conta os detalhes (possíveis) deste inesperado, no seu blog, aqui. Vou resumir a coisa: foi-lhe diagnosticada uma trombose na perna.

É a minha amiga que há mais tempo me acompanha nestas coisas do exercício físico e da vida saudável. Tinha tomado a decisão, há uns meses, de correr uma maratona e estava a preparar-se para isso. Não tenho a mínima dúvida que lá estarei na meta a aplaudir o feito, vai é acontecer uns meses mais tarde que o planeado. Isto porque, agora, as canadianas são um acessório indispensável à sua mobilidade, o descanso é um imperativo e o exercício físico está suspenso, até ordem em contrário.

A notícia que a Bárbara recebeu, naquele dia, nas urgências do hospital, mudou radicalmente os planos de vida mais imediatos. Representa uma alteração drástica dos seus hábitos, dos seus dias, das suas rotinas. A Bárbara teve e terá momentos em que se sente mais em baixo e em que as coisas são mais difíceis e menos suportáveis, mas, nem por um momento, a vemos deixar-se levar por isso. A Bárbara resiste e insiste e dá sentido ao motto que faz título do seu blog todos os dias.

Por isso, Bárbara, se me permites, hoje termino o texto, como tu. Para que ninguém se esqueça que não há nenhum desafio maior que a nossa força de vontade: Overcome Everyday

2 comentários:

Carol disse...

Uii!! Boa recuperação para a tua amiga.

Anónimo disse...

Desejos de melhoras entregues* obrigada!