07/08/2013

O que comer antes de ir trabalhar o booty?

Hoje de manhã, recebi uma mensagem da Sofia L., muito apoquentada, a perguntar-me o que se deve comer antes de fazer exercício. E, como boa menina que sou, fui pesquisar. Note-se que estas coisas de comida que eu aqui ponho são o resultado de pesquisas e do senso comum. Não sou (ainda eheh) nenhuma especialista no assunto.
Posto isto, voltemos ao que interessa: o que comer antes de fazer exercício?

Para começar, importa dizer que a energia que gastamos durante o exercício, em princípio, vem dos hidratos de carbono armazenados nos músculos e não daquilo que comemos recentemente. Portanto, aquela coisa do 'vou comer esta bola de berlim e depois vou abatê-la para o ginásio' será mesmo assim?

Adiante. Ao que parece, o que se deve comer varia de pessoa para pessoa. Uma pessoa, como nós (cof cof) que faz exercício regularmente e tem uma dieta equilibrada, não deve ter necessidade de comer antes. Pessoas que se estão a iniciar nestas andanças, e que se sentirão cansadas mais facilmente durante a prática de exercício devem, sim, comer alguma coisa.

Mas vamos por partes:

a) Se não comeste como deve ser e tens fome, o ideal é escolher alguma coisa rica em glicose (que são açúcares simples): barras energéticas, fruta (banana, maçã, laranja, melancia, pêssego), um batido de frutas ou um sumo de fruta.

b) Algumas pessoas não se sentem bem se comerem menos de uma hora antes do exercício, por isso convém ter algum cuidado. O ideal aqui será comer uma refeição equilibrada uma ou duas horas antes, uma refeição com proteínas, para prevenir os grandes cansaços nos músculos, e hidratos de carbono, para os níveis de açúcar e energia durante o exercício se manterem. Alguns alimentos ricos tanto em proteínas como em hidratos de carbono são: fruta e iogurte, frutos secos, ovos cozidos.

c) Deves evitar comida com muitas gorduras e proteínas, que são de digestão mais difícil e poderão causar cólicas. Ou seja, nada de fritos, e doces como donuts, batatas fritas, etc.

d) água sempre!





2 comentários:

Anónimo disse...

E hoje aprendi um 'don't do': leite!

Descobrir que não se queima o que se acabou de comer é triste LOL

Unknown disse...

mas o leite é um caso à parte xD um dia hei-de falar sobre isso :p