12/08/2013

Mandamentos de uma chocolaólica

Preto ou de leite, em tablete, derretido, simples, com nozes ou passas, em forma de bolo ou gelado... eu adoro chocolate. E, por azar, não tenho especial amor ao chocolate preto (quanto maior a percentagem de cacau, melhor opção será ou... seria, porque eu não a pratico).

Nos últimos dias, dei por mim com muitos jantares fora e com propostas tentadoras como mousse de chocolate, waffle com chocolate e... bom-bons. Resisti a alguma? Não. E foi aí que comecei a pensar: está na altura de recordar os "mandamentos" que me impus, que isto da vida saudável implica disciplina.

Mandamentos:

1. Não cairás em tentação depois do jantar: esta é mesmo a última refeição, não sendo permitidos quaisquer snacks depois.

2. Esperarás pelo pequeno-almoço para cair em tentação: se, depois de jantar, apetece imenso aquela bolacha e se resistimos que nem heroínas, mas na manhã seguinte ainda estamos a pensar nisso... então está na altura de nos rendermos. Logo ao pequeno-almoço, porque assim temos o dia todo para queimar a coisa.

3. Se é para pecar, que seja em boa companhia: em jantares/almoços/saídas/random meetings com amigos e pessoas de quem gostamos, podemos dar-nos uma folga e comer o que apetece. Não vale é combinar jantar fora todos os dias só para dar uma facadinha no regime (ou várias, no caso).

4. Reduzirás a quantidade de pecado: se não conseguimos deixar de comer aquelas coisas que adoramos (no meu caso: chocolate e batatas fritas), então há que reduzir a dose. Com o chocolate passei a comprar uma tablete por semana e é todo o chocolate que me é permitido durante sete dias. Se comer tudo nos primeiros dias.. azar o meu.

5. À sexta-feira descansarás: é o meu dia da semana para ignorar todos os mandamentos acima. Mas é mesmo só um! E pode ser suspenso se a semana for particularmente gorda.


Estas regras têm funcionado comigo, mas não significa que sejam aconselháveis ou que funcionem com toda a gente. O importante é que cada pessoa encontre os seus "mandamentos".


Sem comentários: